quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Filosofia Jurídica Prática

Para os mais distraídos aqui fica uma informação preciosa. Temos ao nosso dispor mais um elemento complementar de estudo de Direito Constitucional: o novo livro do nosso professor da cadeira, Prof. Paulo Ferreira da Cunha, Filosofia Jurídica Prática.

Muitos estarão já a questionar-se (como eu próprio me questionei): Ah, mas valerá a pena investir em mais um livro de cerca de oitocentas páginas quando já falta tão pouco para o exame e possivelmente não vamos ter tempo de o ler?! Bom, a essa pergunta eu responderei que cada um tem o seu método de estudo/trabalho e é dentro de si que cada um deverá procurar a resposta a essa pergunta (como eu procurei e encontrei a minha). E a minha resposta posso divulgá-la, já que poderá servir de confrontação com as vossas.

A minha resposta é esta: sim, vale a pena (falo de mim e para mim, claro) por várias razões. A saber: o livro é da autoria do meu professor da cadeira de Direito Constitucional; reflecte o pensamento do meu professor de Direito Constitucional; tem elementos úteis para o exame da cadeira de Direito Constitucional que vai ser avaliada pelo próprio autor do livro; estou a iniciar uma formação de jurista pelo que este livro ser-me-á útil durante toda a vida enquanto tal; se não o ler agora na íntegra fá-lo-ei mais tarde; neste momento beneficio do privilégio de adquirir um dos primeiros exemplares da 1ª edição.

At last but not the least, quem foi às aulas durante este primeiro semestre e esteve atento ao Professor, o simples acto de percorrer o índice do livro com o dedo indicador, qual "vara de vedor" pesquisando a água da vida, será suficiente (?) para recordar as palavras que o Professor proferiu sobre as respectivas matérias e tentar, num processo relativamente simples de intelecção retroactiva/reconstitutiva, reconstituir a aula em que dada matéria foi leccionada (digo eu; se calhar estou a armar-me ou estou no curso errado).

Para terminar, uma pequena maldade para os meus colegas que eventualmente não tenham estado presentes na aula de hoje. Sobre outras vantagens particulares deste livro (e não só) para a execução do teste de Janeiro de Direito Constitucional terão três possibilidades ao vosso alcance para obterem esclarecimentos: 1 - consultar os vossos colegas mais próximos (e esperar que eles tenham ido à aula de hoje); 2 - consultar aqui o vosso amigo utilizando o endereço de email disponível no Blogue; 3 - como última hipótese, e a mais fiável até, será não faltarem à aula de sexta-feira próxima de Direito Constitucional e o Professor Paulo Ferreira da Cunha, nosso Professor e autor do livro em epígrafe, esclarecer-vos-á em pormenor.

Uma vez que estou a dirigir-me directamente a vós, caros colegas, e na (quase) certeza de que muitos não verei mais antes do Natal desejo, portanto, um FELIZ NATAL, umas BOAS ENTRADAS NO NOVO ANO e BONS RESULTADOS NOS EXAMES!

Todos a direito, direitos ao Direito!

1 comentário:

Luís Paulo (Estudante de Direito) disse...

Antes que me caiam em cima os mais atentos por uma falha tão grave, venho lembrar que afinal existe uma quarta (e muito importante) opção para obterem informação sobre o livro e o exame de Direito Constitucional: também podem (e devem, claro) consultar o Sumário da Aula de hoje no Site da FDUP.

Obrigado! :-)