domingo, 11 de janeiro de 2009

Peace on Earth!

O exame de Direito Internacional Público é já na próxima quinta-feira, dia 15. Tanta matéria e de tão elevada importância é uma pena resumir-se a um único semestre de três escassos meses de aulas. Merecia mais. Merecia pelo menos um ano e talvez não ser ministrado logo no primeiro ano do curso de Direito, quando os alunos, ainda mal adaptados ao ambiente académico e todas as novidades que ele encerra, não têm a mínima preparação para absorver tão complexas e meandrosas matérias. A cadeira faz-se, claro que se faz... como se fazem todas as outras... mas será que ela é bem compreendida?! Sabendo nós, pois já o dissemos antes e o nosso professor de Economia Política não se cansava de no-lo lembrar nas aulas, que compreender é explicar?! Fazem-se os exames com nota positiva, a cadeira fica feita, foi capitalizada, e com ela capitalizados são os respectivos créditos exigidos pelo famigerado processo de Bolonha, mas e o resto foi conseguido?! A compreensão da matéria foi conseguida?! Iremos continuar o "trabalho por conta própria" num "produto" que, aparentemente, deixou de ter interesse para o "mercado"?!! Cada um saberá de si!...

Não é, contudo, este o motivo que me leva a escrever hoje. Até porque não tenho conhecimentos suficientemente sólidos para me pronunciar sobre o assunto e não me apetece estar a inventar numa altura em que o exame está tão próximo. Deixemos, pois, para mais tarde, para quando tivermos (eu, entenda-se) outra maturidade cultural, considerações mais fundamentadas.

O que quero trazer hoje aqui é um momento de reflexão, uma pausa no estudo - que além de merecida é obrigatória - que seja simultaneamente relaxante e motivadora para retomar o trabalho/estudo com elevado ânimo e redobrado interesse.

Peço, pois, que vejam e oiçam o vídeo que vos apresento, com muita atenção. Façam-no de preferência (diria mesmo, obrigatoriamente) sozinhos e num exercício de reflexão profunda e global. Quero dizer com isto que deve essa reflexão versar todas as envolventes do estudo do Direito: não apenas pela óptica profissional e economicista, mas também, e principalmente, pela óptica dos Valores. Tem uma duração de quatro minutos e vinte e oito segundos pelo que, se acham que já perderam demasiado tempo a ler o texto até aqui e o estudo está à vossa espera, vão... vão estudar, e na próxima pausa voltem e vejam o vídeo.

Peace on Earth!


2 comentários:

Luís Paulo (Estudante de Direito) disse...

Se tiverem mais um tempinho disponível, ou então noutro intervalo do vosso estudo (ao qual me ocorre chamar: tempo útil de descanso), convido-os a ver outro pequeno vídeo, inserido num trabalho de grupo igualmente realizado no âmbito de Direito Internacional Público.

Foi aqui publicado recentemente mas para aqueles que acompanham o Blogue há menos tempo pode ter passado despercebido.

Vale a pena (re)ver... e reflectir, volto a repetir, num perspectiva sempre global.

Podem encontrá-lo aqui, neste Post:
A Consciência dos Homens (Verdadeiramente) Grandes!...


BOM ESTUDO!...

Filipa Campos disse...

O problema da Humanidade é o ódio que os Homens sentem pelos seus iguais.