quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Hábitos excessivamente individualistas, sem lucro para o próprio "crescimento individual"

Durante umas pesquisas nos sites das principais editoras de livros de Direito, com vista às minhas últimas aquisições bibliográficas do ano que está prestes a concluir a sua passagem, deparei-me com uma expressão muito interessante, da autoria de uma reputada professora de Direito, Professora Doutora Maria Fernanda Palma, contida na Nota introdutória do livro Casos e Materiais de Direito Penal. É um livro em co-autoria juntamente com Carlota Pizarro de Almeida e José Manuel Vilalonga. Infelizmente não me foi possível adquiri-lo (ainda) mas está na lista de favoritos para o próximo semestre.

Clicando aqui ou no título do livro, acima, pode ler-se toda a Nota introdutória no site da editora Almedina, pelo que vou limitar-me a transcrever, para reflexão neste final de ano, a expressão que me despertou a curiosidade:

«Creiam-me os leitores que este gesto singelo de reunir e de motivar para um fim comum quase foi hercúleo, dados os hábitos excessivamente individualistas em que nos enredámos sem lucro para o próprio "crescimento individual".»

Maria Fernanda Palma

Sem comentários: