Em 2000 as Nações Unidas criaram a Cimeira do Milénio que juntou 189 países à mesa que delinearam 8 objectivos a cumprir até 2015 no âmbito da Fome, Pobreza, Igualdade de Género, Ensino primário, Mortalidade infantil, Saúde materna, Doenças graves, Sustentabilidade ambiental... ver em http://www.oikos.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=112&Itemid=109
"Através da Declaração do Milénio, que contém os 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), os Estados definiram áreas prioritárias de intervenção e prometeram o desenvolvimento de estratégias e metas para que, até 2015, as condições de vida de uma grande parte da população mundial sofram melhorias significativas. Para avaliar o cumprimento deste compromisso, os Estados realizam a cada cinco anos uma nova Cimeira. A primeira foi realizada em 2005 e a próxima vai realizar-se em Setembro de 2010. Nesta Cimeira, só os Chefes de Estado e Governo têm assento. Organizações não governamentais e associações, que conhecem de perto a realidade, não terão voz.
A Amnistia Internacional, a Associação das Nações Unidas de Portugal, a Agência ODM e a Objectivo 2015-Campanha do Milénio das Nações Unidas vão tentar alterar esta realidade com a promoção da Cimeira (Ideal) dos ODM, só para estudantes universitários, que terá lugar nos dias 27 de Abril em Lisboa, 28 de Abril em Coimbra e 29 de Abril no Porto."
A do Porto realizar-se-á na FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DO PORTO E AS INSCRIÇÕES PARA A SIMULAÇÃO ESTARÃO ABERTAS PARA TODOS OS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE DO PORTO.
O objectivo da Cimeira (ideal) consiste na elaboração de um relatório com as principais conclusões a que chegaremos acerca do cumprimento ou não destes objectivos para o entregar depois na Cimeira Real ...
Mais informações em http://nucleoaiporto.blogspot.com/
Pelo Núcleo da Amnistia do Porto
Cláudia Isabel
PS: Mais informações brevemente
1 comentário:
I truly hope that there are loads of you that take this initiative. The easy way in all walks of life is to do nothing and depend on the actions of others - but that action (or inaction) may not be that that we would wish from our elected representatives - its good that they know the feelings of those passionate enough to do something.
Good luck.
Enviar um comentário