sábado, 14 de março de 2009

Pedro D'Orey da Cunha - A Relação Pedagógica - Apresentação

Porque acredito que de nada vale termos excelentes juristas se a sociedade que lhes compete ordenar (juridicamente) não for dotada de um elevado nível de educação e cultura; e porque acredito que as preocupações de um jovem estudante de Direito devem ir muito para além dos Códigos e das classificações de final de curso, resolvi transcrever para este espaço um artigo sobre a Relação Pedagógica, da autoria de Pedro D'Orey da Cunha.

Com prefácio do Prof. Manuel Braga da Cruz, o livro Ética e Educação foi publicado já após a morte do autor dos textos, Pedro D'Orey da Cunha, quando ainda preparava a sua edição.

A minha ideia inicial era publicar apenas dois ou três parágrafos deste artigo mas, como espaço é coisa que aqui não falta, acabei por decidir-me pela publicação integral do artigo.

Algumas passagens poderão ser algo estranhas aos meus jovens colegas - nomeadamente no título "Autonomia e Autoritarismo" - já que não conheceram a realidade social, em geral, e do ensino, em particular, à qual o autor se reporta: a sua infância, juventude e início de carreira (esta contextualização é sempre necessária para evitar juízos precipitados).

Como o artigo é muito extenso vou publicá-lo em fascículos. A partir de amanhã, dia 15 de Março, será publicado um título do artigo todas as terças e quintas-feiras e aos domingos, com excepção da semana das férias da Páscoa. Portanto, na teça-feira dia 7, na quinta-feira dia 9 e no domingo dia 12 de Abril não será publicado qualquer título. Isto não significa que não sejam publicados outros artigos dos autores do blogue.

Cada Post do blogue terá uma etiqueta comum (A Relação Pedagógica - Artigo Completo) para que seja possível, a qualquer momento, visualizar e ler o artigo completo (pelo menos o publicado até àquela data), sem interrupções. Será útil para quem não acompanhe a publicação desde o primeiro dia ou falhe a leitura de alguma publicação.

De forma a proporcionar a leitura deste trabalho a um público mais alargado, e porque o considero de grande valor pedagógico, ele será publicado simultaneamente nos Blogues: Eclectíssimo e Rua dos Bragas, 223.
Pedro D'Orey da Cunha, licenciado em Filosofia (Braga, 1962) e em Teologia (Granada, 1968), obteve o grau de Mestre em "Counseling Psychology" no Boston College em 1973 e doutorou-se em Ciências de Educação pela Boston University, em 1983.

Foi chefe de Gabinete do Ministro da Educação Roberto Carneiro e Secretário de Estado da Reforma Educativa entre 1987 e 1991.

Morreu em 1995, tendo deixado vários escritos sobre a deontologia da profissão docente, sobre a educação ética na família e na escola, e sobre a fronteira entre ética e a fé, que se propunha reunir em livro. (1)


(1) Esse trabalho inacabado foi concretizado pelo Prof. Manuel Braga da Cruz, a pedido do autor, tendo sido publicado o livro que já referi, Ética e Educação, pela Universidade Católica Editora, Lisboa, 1996, com o apoio do Ministério da Educação.

Sem comentários: