O Curriculum conta muito!... E para o Curriculum conta o quê?!...
Dito de outra maneira:
O Curriculum é muito importante, mas o que é mais importante para "rechear" o Curriculum?!...
Estaremos perante o advento de uma nova cultura ideológica, o Curriculismo selvagem?!...
Eis um assunto para reflectir quando tiver tempo...
3 comentários:
;) é documento útil, sim. E de facto, creio que existe hoje uma corrida "ao bom curriculum". Mas, se tivermos em conta o mundo competitivo que nos rodeia, ainda não acredito que seja uma maldade. Tratar-se-ia, a meu ver, de apurar se alguém que frequente uma série de conferências, por exemplo, de facto reteve algum do conteúdo apresentado. Coleccionar diplomas não é solução. Até porque não vamos anexá-los todos ao cv. Uma óptima prática é o voluntariado...mas o que não faltam são situações absurdas de voluntários a fazer curriculum. Não se voluntariam num sentido de ajuda, mas de interesse. E já não faltam instituições que por aí recusem tais voluntários. E não podemos encontrar entre estes alguns interessados que, mesmo ajudando alguns meses, já fazem algo? Não será melhor do que nada? O que perdem estas instituições? Quem lá trabalha lá sabe, mas com certeza haverá motivos... (bom estudo e exame amanhã)
lembro-me de a minha professora de português me falar da importancia do curriculum e da forma como muitas vezes os empregadores rejeitam pessoas por, por exemplo, terem como desporto praticante o ténis, actividade individual, quando é preciso contratar pessoas habituadas a trabalhar em grupo :D daí que provavelmente muita gente tente cobrir ao máximo todas as lacunas possíveis na sua formação (:
Meus amigos, Vasco e Inês, que bom tê-los aqui reunidos.
Como disse, este é um assunto para reflectir quando tiver tempo... e este ainda não é o momento. Sabeis porquê!...
O assunto, como ireis perceber mais tarde, daria (poderá dar) para uma excelente tese, ou mesmo um Tratado sociológico, que não cabe no âmbito do nosso curso.
Mas deixem-me que vos pergunte, tendo em conta as vossas intervenções: Vocês acham que algum capitalista contabiliza os trocos que tem no bolso quando anuncia a sua fortuna? Ou mesmo o que tem em conta(s) corrente(s)?!! Não, claro!
Propositadamente utilizei um termo – Currriculismo – que nem sei se existe, para forçar a analogia com o Capitalismo. Os traços comuns são por demais evidentes, desde logo a condição do Nascimento.
Mas eu disse que não é tempo para essas reflexões, apenas pretendo recentrar o pensamento. ;)
Boa noite a ambos e um excelente teste de Introdução ao Direito, amanhã!...
Enviar um comentário