O regresso às aulas tem sido uma grande dor de cabeça. Este ano lectivo adivinha-se muito complicado para mim, e muitos dos projectos que tinha idealizado ou não vou poder concretizá-los ou aparecerão com bastante atraso. Exemplo disso é a Biblioteca Virtual Estudante que regressa com uma semana de atraso e (infelizmente) sem grandes novidades ao nível dos conteúdos.
Para já o acesso vai ficar completamente livre, embora algumas limitações possam eventualmente ocorrer, como a protecção pontual de alguns ficheiros por password, a qual deverá ser solicitada para o meu e-mail ou utilizando o formulário disponível na barra lateral do blogue, ou a indisponibilidade temporária para efectuar os downloads por se verificar excesso de utilização de largura de banda.
Quem tiver interesse em partilhar trabalhos ou apontamentos com os colegas pode enviá-los para eu publicar ou solicitar adesão como editor do espaço e assim obter total liberdade para adicionar ou remover os materiais que quiser.
O site onde estão alojados os materiais (www.box.net) revela-me os ficheiros que foram movimentados mas não me fornece qualquer informação sobre os utilizadores, como IP's, localização ou outros, quem tiver dúvidas basta registar-se, criando uma conta própria, e verificar por si mesmo. Não sei, nem me interessa, nem quero saber quem utiliza seja que ficheiro for.
Nos anos passados verifiquei algumas situações de colegas que tinham acesso aos ficheiros através de outros colegas, sem saberem a sua proveniência. Não tenho nada contra e é até um sinal positivo de interesse pela partilha. Mas lembrem-se que é preferível indicar a fonte do que oferecer um copo de água. Significa isto que ao enviarem a um colega um ficheiro sem revelarem a fonte de onde o obtiveram, estão a privá-lo, voluntariamente ou não, de esse colega ter acesso aos restantes ficheiros ali disponíveis.
Aproveito para lembrar que as impressoras da FDUP permitem a impressão "gratuita" e directa para os e-mails institucionais, isto é, fornecidos pela faculdade aos alunos (só funciona mesmo para estes). Significa que é muito fácil ajudar um colega que ficou privado de uma aula, por impedimento profissional ou doença, enviando-lhe os apontamentos para o seu endereço de e-mail do sigarra. Ou então disponibilizá-los aqui, protegidos ou não com password, para que quem necessitar deles os possa consultar. Os que me conhecem sabem que eu trabalho e tenho três filhos menores (de 3, 5 e 13 anos) e é provável que muitos se questionem como é que, mesmo assim, tenho conseguido acompanhar o ritmo. Pois é justamente com a combinação do recurso às novas tecnologias e a boa vontade e dedicação de colegas maravilhosas que me têm facultado os seus preciosos apontamentos. Sem elas, aliás, já tinha desistido.
Agradeço que me enviem sugestões e críticas e convido-os a fazer já a primeira visita clicando na imagem da nova Biblioteca Virtual Estudante:
Sem comentários:
Enviar um comentário