quarta-feira, 3 de março de 2010

Sê um Optimista!

Quando era rapazote tinha o hábito de escrever frases célebres e motivadoras nas primeiras páginas dos livros que lia (naquelas páginas iniciais, cheias de espaços vazios), principalmente naqueles que me tocavam mais. Nesse tempo não havia Internet, cada frase dessas que encontrava em outros livros ou na revista da Selecções do Reader's Digest, da qual fui assinante durante vários anos, apesar da minha menoridade de então, escrevinhava-os em um qualquer pedaço de papel e guardava-o religiosamente na gaveta da minha mesinha-de-cabeceira (alguns ainda se lá encontram, na casa dos meus pais).

Há pouco levantei-me da minha mesa de trabalho e dirigi-me, saudoso, à estante dos meus velhinhos amigos, para acariciá-los, e recordar com eles alguns bons momentos. Peguei num, à sorte, e encontrei duas coisas que me fizeram sorrir: uma, tratava-se de uma nota explicativa, em papel rugoso, tipo pergaminho, de uma amiga a quem emprestara o livro e que demorou demasiado tempo a devolvê-lo (estou capaz de jurar que um quarto dos meus livros preferidos estão actualmente nas estantes de amigos meus - há anos - retius há muitos anos) justificando-se; a outra surpresa que me fez sorrir tratava-se de uma dessas frases que eu tanto gostava de arrecadar. Como digo, hoje é tudo mais fácil e basta escrever duas palavras no Google para, em meio segundo ou menos, se encontrar aquilo a que se perdeu o rasto há muito tempo. Naquele tempo não era assim.

Antes de revelar o que dizia o pensamento vou revelar o título do livro onde o estampei. É um livro editado em 1987 pelo Circulo de Leitores, do qual também fui sócio durante vários anos, um ano após a produção do filme com o mesmo nome, e que tem por título "A Costa de Mosquito", de Paul Theroux.

O que eu escrevi lá, e quero partilhar convosco, para reflexão, foi o seguinte:

"Um pessimista vê uma dificuldade em cada tarefa, um optimista vê uma tarefa em cada dificuldade"

Sê um Optimista!

2 comentários:

Colin B disse...

... with an attitude like that you will go far. Good Luck!

Luís Paulo (Estudante de Direito) disse...

Well, I feel honored with your compliment as much as with your visit!
Thank you very much.